Se você quer diminuir de peso e melhorar a sua saúde, a primeira coisa que deve pensar é na velocidade do metabolismo do seu corpo. Porque disso depende que tão rápido chegam os nutrientes e energia às células. Um metabolismo lento, no geral, resulta em sobrepeso.

Por isso, listamos 10 hábitos saudáveis que lhe ajudarão a aumentar a velocidade do metabolismo. Vamos lá então?

 

1.  Comer em horários estabelecidos

Nosso organismo é muito inteligente. Quer receber o alimento em horário determinado. Por isso gasta toda a energia sabendo que receberá uma nova porção dela. Porém, se você não tem um horário estabelecido, o corpo conservará energia em vez de usá-la, porque não estará preparado para receber uma nova porção.

 

2.  Beber mais água

Consumir suficiente água melhora o metabolismo. Quando o seu organismo está desidratado, você está queimando menos calorias porque a tarefa principal do fígado, neste caso, é restabelecer as reservas de líquido do organismo, em vez de queimar gordura. Por isso, beba mais água! Se você não acostuma tomar suficiente água, então beba chá para manter hidratado o corpo a cada instante.

 

3.  Seja fisicamente ativo

Qualquer atividade física, seja correr, caminhar, andar de bicicleta, etc…, lhe ajudará a queimar gordura e melhorar o seu metabolismo. Os exercícios de força são os melhores nesta tarefa, sendo que aumentam o crescimento muscular e como resultado consomem calorias, nos momentos de exercitação e de repouso. Por isso a melhor forma de agilizar o metabolismo é fazer exercício de força.

 

4.  Acorde cedo

Está comprovado cientificamente que a luz do sol pode influenciar no metabolismo. Uma dose de luz solar nas primeiras horas da manhã, ajuda a regular os processos biológicos do organismo, relacionados com a mudança de dia para a noite, em outras palavras, controla o consumo e o gasto de energia.

 

5.  Não exclua o consumo de carboidratos

Não exagere com a dietas que rejeitam por completo os carboidratos. A ausência deles poder influenciar de forma negativa na síntese da serotonina, ou “o hormônio do prazer”. Isso afeta o funcionamento do cérebro e pode estressar o organismo no geral. Sim! Vai perder peso por perder água, mas não por perder gordura; e já mencionamos o importante de se manter bem hidratado.

 

6.  Deixar de comer entre as refeições

Se você gosta de comer batata frita, bolachas, hambúrguer, etc., é hora de refletir um pouco. Comer esses alimentos entre as refeições ou mesmo nas refeições com muita regularidade, deixará mais lento o metabolismo. O que sucede é que a energia que conseguimos numa refeição, é suficiente para 4 ou 5 horas, dependendo do organismo. Logo o organismo começa a consumir a energia interior, em outras palavras, queimar a sua própria gordura. E se você alimenta constantemente o organismo, não queima gordura e aumentará de peso.

 

7.  Use sal marinho

Sim, você leu bem, o sal marinho também pode lhe ajudar a diminuir o peso. O sal marinho ajuda o organismo a criar suco gástrico, para que os alimentos que se consome sejam digeridos mais rapidamente. Também combate a retenção de líquido no organismo. Porém, é bom lembrar que nunca deve ser usado em excesso.

 

8.  Consuma alimentos orgânicos

Os produtos não orgânicos, preparados com suplementos nocivos; carne cheia de antibióticos ou hormônios de crescimento; plantas cultivadas com adubos minerais sintéticos e pesticidas, etc., parece ser pouco atrativo. Mas isto compõe a maior parte das refeições consumidas hoje em dia. Compensa pensar o que você está comendo.

 

9.  Cuidado com a quantidade de ferro no organismo

Sem ferro nossos músculos não recebem oxigênio com a qualidade necessária, o qual afeta negativamente nosso organismo em geral. No caso de falta de ferro consuma mais alimentos que contenham ferro e procure a ajuda de um profissional de saúde especialista na área.

 

10.  Evite o estresse

Normalmente os problemas com o metabolismo simplesmente são o reflexo da nossa inabilidade de lidar com o estresse. Neste estado a glândula tiróides desacelera o metabolismo, e como resultado se aumenta de peso.

Cuide da sua saúde!

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: