mulher-chorando

A maioria das pessoas gostam de receber presentes, eu pessoalmente gosto muito. No dia do aniversário, no dia dos namorados, no aniversário de casamento, no dia do homem, que por sinal, neste ano não recebi. Bom, em nenhum dos anos anteriores recebi presente no dia do homem (rsrs). Afinal, ganhar um presente é uma das experiências mais agradáveis que existem. Mas também pode ser uma das experiências mais frustrantes que podemos experimentar, se o presente não é do nosso gosto. E olha que já recebi vários desses presentes, e creio que com você isso também já aconteceu.

A vida traz momentos de alegria e tristeza, que chegam como um presente surpresa, não sabemos o que virá. Alguns sofrimentos são consequência das nossas escolhas erradas. Mas como poderíamos entender essas dificuldades, a tristeza da perda, a dor da traição, a desilusão de um sonho frustrado, o sentimento do fracasso, etc? A seguir apresentamos 3 razões pelas quais possivelmente a maioria das pessoas sofrem tanto. Espero que este artigo possa lhe ajudar nesta caminhada. Vamos lá!

 

1. Porque são teimosas demais

teimosa

Você já viu alguém que por mais que você fale, argumente, mostre, sensibilize, aconselhe, etc, ainda teima com a mesma ideia, e no final, tudo da errado? Pois é, há pessoas que não são surdas, mas que não escutam conselho nenhum, de ninguém, e em muitos dos casos, a consequência das suas decisões é sofrimento e/ou desgraça. Lembrando que há uma diferença entre perseverança e teimosia. Perseverança é uma qualidade de quem persiste para alcançar um objetivo. A teimosia é um defeito de quem procura insistir que está certo, sem medir as consequências, mesmo estando errado.

Não existe pior surdo do que aquele que não quer escutar. Da próxima vez, escute mais, pode ser que alguém que te aprecie, possa estar vendo algo que você não conseguiu enxergar.

 

2. Tomam decisões precipitadas

tempo

Existem dois tipos de pessoas, as ativas e as reativas. As pessoas ativas, normalmente pensam para atuar, às vezes demais, tanto que levam ao desespero quem convive com elas. As pessoas reativas, que são o polo oposto das anteriores, regularmente não pensam para atuar, só atuam. É certo que, dependendo da situação, cada tipo de reação encontra a sua pertinência e o seu lugar. Alguém poderia dizer que a pessoa que pensa muito e não decide, perde muitas oportunidades, ou que a pessoa que não pensa para atuar, simplesmente desaproveita as oportunidades.

A palavra chave é o equilíbrio. Precisamos aprender a saber em que momentos devemos ser ativos ou reativos. Por natureza, eu sou reativo e a minha mãe acostumava dizer que, quem toma decisões com pressa, toma decisões precipitadas. Bem, depois de tantos anos escutando isso, sei que ela estava certa. Lastima que, muitos de nós, demoramos para aprender esta lição que haveria evitado muita dor desnecessária.

 

3. Porque esquecem de Deus

lampada

 “Guarda-te que não te esqueças do Senhor teu Deus…” Deuteronômio 8:11

A imagem e o verso acima têm muitas coisas a nos ensinar. Vou te explicar! Algumas pessoas buscam a Deus assim como buscam uma lâmpada. Não entendeu? Então vou continuar explicando. A lâmpada tem uma utilidade, iluminar quando há falta de luz natural.

Alguns de nós, pensamos a mesma coisa de Deus, e na maioria dos casos de forma consciente. Quando as coisas estão bem, existe prosperidade, saúde, bem-estar familiar, os negócios vão bem e não há falta de nada, as pessoas esquecem de Deus. Sinceramente eu admiro a Deus, porque Ele sendo soberano, não obriga a ninguém, todos somos criaturas livres, podemos escolher o nosso caminho.

Mas tenho que dizer que a maioria dos nossos sofrimentos, vêm às nossas vidas porque esquecemos que Ele sabe o que é melhor para nós. Afinal, Deus conhece o futuro desde o principio, e quem melhor para orientar o rumo das nossas vidas do que Deus?

Talvez você sofreu muito porque se esqueceu de Deus no dia em que tudo estava bem, e agora, que está em dificuldades, você lembrou da Sua existência, da mesma forma que lembra de acender uma lâmpada quando tudo está escuro. Mas não se desespere, ainda assim, Ele pode te ajudar! “E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.” Jeremias 29:13

 

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”. Mateus 11:28

 

Clique AQUI para escutar uma música, especialmente preparada para você que está sofrendo!

 

By Ivan D. Mancilla

 

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: