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São considerados super alimentos, aqueles alimentos que contêm uma grande quantidade de nutrientes. Que não só proporcionam vitaminas e minerais, mas que também proporcionam ao organismo os benefícios necessários para uma ótima saúde. Esses alimentos não precisam ser processados, como outros, para que se convertam em mais nutritivos. Consumir esses alimentos crus e em estado natural, é suficiente para dar ao corpo uma dose extra de nutrientes.

Neste artigo você conhecerá super alimentos saudáveis, para que você possa incorporá-los na sua dieta e perceber uma mudança notória na sua vitalidade e saúde. Se estima que se você consumir estes alimentos com regularidade, em 15 dias verá uma transformação: as defesas do organismo aumentarão, a digestão melhorará notavelmente, terá maior capacidade intelectual e o seu sistema circulatório terá melhor rendimento.

Os super alimentos que vamos apresentar a seguir, contêm altas quantidades de fibra, minerais proteínas e vitaminas. São uma fonte primaria de antioxidantes, ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares e, o melhor de tudo, é que são gostosos e fáceis de preparar.

1. A chia

 

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As sementes de chia merecem ser nomeadas como super alimento, já que são uma excelente fonte de fibra e de antioxidantes, cálcio, proteínas e ácidos graxos essenciais, chamados ômega 3 de origem vegetal. Quando é ingerida, ela pode absorver 10 vezes o seu peso em água, o que produz uma sensação de saciedade. Quando combinadas com líquido, forma um gel devido a fibra solúvel que contém, isto ajuda a dar uma sensação de saciedade por mais tempo e também diminui o aumento de açúcar no sangue. E também acelera o processo digestório.

 

2. Oleaginosas

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Este grupo de alimentos oferecem uma grande quantidade de minerais e vitaminas, entre eles, o fósforo, magnésio, potássio, vitaminas do complexo B e vitamina E.

As oleaginosas são um excelente aliado para manter uma boa saúde cardiovascular e cerebral, favorecendo nossas conexões cerebrais. As nozes, por exemplo, consumidas regularmente, melhoram a memória, permitindo facilitar o armazenamento a curto prazo de informações.

 

3. Pitaya

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Esta fruta tem poucas calorias, de forma que, o seu consumo é muito recomendado em dietas de emagrecimento. É rica em vitamina C e outros nutrientes. E é recomendada para crianças e adolescentes por ajudar no crescimento, na dieta dos atletas, grávidas e mulheres lactantes.

Também ajuda a reduzir o risco de doenças degenerativas, cardiovasculares e o câncer. Além disso, o consumo da pitaya é recomendado em caso de anemia, pois ajuda na absorção do ferro dos alimentos. Sem contar que, funciona quase como um laxante para quem tem prisão de ventre.

 

4. Mirtilos

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Os mirtilos pertencem a família dos frutos vermelhos. Além de serem gostosos, eles contêm uma grande quantidade de vitamina C. 50 gr de mirtilos contêm o triplo de vitamina C que contém uma laranja. Essas pequenas frutas também favorecem a produção de colágeno, deixando a pele jovem e elástica.

Essa fruta e uma grande fonte de antioxidantes. Consumir este superalimento ajuda consideravelmente a melhorar nossa memória e funções cognitivas em geral, já que contêm um composto chamado flavonóides, que protegem o corpo dos radicais livres, os quais podem danificar o tecido saudável e diminuir  a capacidade da nossa memória. Em conclusão, essa fruta azul e vermelha ajuda a prevenir a degeneração cerebral.

 

5. Quinoa

quinoa

A semente de quinoa tem caraterísticas únicas quando consumida como um cereal. Como tal, a quinoa prove a maior parte das calorias em forma de hidratos complexos, mas também oferece cerca de 16 gramos de proteínas por cada 100 gramos e oferece um aproximado de 6 gramos de gordura não saturada em igual quantidade de alimento. Ótimo para quem quer emagrecer.

Ajuda no controle dos níveis de colesterol, do intestino preso, útil em dietas vegetarianas e recomendada em dietas especiais. Claramente a quinoa pode ser usada em todo tipo de dietas. É de muita utilidade e pode oferecer notáveis benefícios a saúde do organismo.

 

6. Abacate

abacate

O abacate é uma fruta que contém gordura saudável e vitamina E, mas adicionalmente oferece centos de outros benefícios para o corpo humano, em especial ao cérebro, isto porque provê antioxidantes que previnem o envilecimento prematuro. Também contém omega 3, que é essencial para proteger o cérebro do desgaste prematuro. E gordura saudável que ajuda no emagrecimento.

 

7. Aveia

aveia

A aveia é um importante superalimento no controle do colesterol e no controle do peso, pois devido à presença de fibras solúveis e insolúveis, a aveia confere sensação de saciedade, atrasando a sensação de fome. A aveia pode ser utilizada para preparar bolos, mingaus, sopas ou misturada com frutas e outros alimentos.

 

Boa saúde!

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