Parábola do Homem que Construiu na Rocha

“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda”.

(Mateus 7:24-27) Vídeo no final da matéria

Explicação

Jesus falou sobre as escolhas de dois homens. Os dois construíram casas, contudo, cada um deles usou um alicerce diferente para edificá-las. Enquanto o homem prudente construiu sua moradia sobre uma rocha, o insensato a levantou sobre a areia. Cristo contou sobre a diferença das duas construções e as comparou com aqueles que ouvem e praticam a vontade de Deus, e os que a ignoram.

A diferença principal dessas duas casas não está na aparência. Os escribas e fariseus pareciam tão justos quanto os herdeiros do Reino. Mas a chave de toda questão é o fundamento. A casa sobre a rocha é o exemplo de uma vida edificada em um relacionamento verdadeiro com Cristo (Mt 16.18; 1 Co 10.4; 1 Pe 2.4-8). Ela passará pelo teste do juízo de Deus, mas a casa sobre a areia não (1 Co 3.12-15).

Diante dessa parábola, temos que entender que a fé é o alicerce de nossas vidas, mas se não for colocada em prática, ela morre (Tiago 2:17). Devemos a cada dia colocar em prática o que ouvirmos, pois quando os dias difíceis vierem, será a Palavra de Deus que irá nos sustentar. Se o nosso alicerce for bom, nossa casa irá sobreviver a qualquer ataque externo. A Rocha é Jesus. Quem edifica sua vida sobre o fundamento da fé e pratica Sua Palavra tem a segurança de enfrentar toda e qualquer tribulação sem se abalar. Já quem ouve a Palavra, mas faz pouco caso dela, infelizmente, terá suas estruturas abaladas a qualquer sinal de tempestade.

 

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: